Microsoft
Office é uma suite de aplicações
(programas de computador) desenvolvida pela Microsoft Corp. (uma empresa
norte-americana fundada em 1975). Trata-se de um conjunto de programas
informáticos/software que realizam tarefas de escritório, isto é, que permitem
automatizar e optimizar as actividades do dia-a-dia de um
escritório.
A primeira versão do Microsoft Office foi lançada em 1989 com dois packs básicos: um formado
pelo Microsoft Word, pelo Microsoft Excel e pelo Microsoft PowerPoint, e outro
ao qual foram acrescentados os programas Microsoft Access e Schedule Plus.
O Word é um dos programas mais populares que fazem parte do Microsoft Office.
Consiste num processador de textos que inclui um corrector ortográfico, um dicionário de sinónimos e a possibilidade de
trabalhar com diversas fontes (tipos de letras).
O Excel, por sua vez, é composto por folhas de cálculo. Tem por principal
mais-valia a possibilidade de realizar cálculos aritméticos de forma
automática, facilitando assim o desenvolvimento dos balanços e das
demonstrações financeiras.
O PowerPoint é o programa do Office que se utiliza para criar e exibir
apresentações visuais. A sua base está no desenvolvimento de diapositivos multimédia, que podem incluir
texto, imagens, vídeos e som.
A administração da informação pessoal e as mensagens de correio electrónico podem ser geridos a
partir do Outlook. O seu principal ponto forte é o correio electrónico embora também
disponha de um calendário e de um directório de contactos.
O Microsoft Office é um programa que não dispensa de licença. Por isso, deve
ser comprado pelos utilizadores que pretendam usufruir dos serviços propostos.
Alguns dos seus principais competidores são o OpenOffice (de código libre), o StarOffice, WordPerfect Office e o Lotus Symphony.
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