quarta-feira, 22 de junho de 2016

Ubuntu

Ubuntu é a distro Linux mais conhecida e está entre as mais amigáveis, mesmo para quem está acostumado com o Windows ou Mac OS, graças à interface gráfica fácil de configurar e ao esforço daCanonical em concentrar cada vez mais recursos do sistema em ferramentas fáceis que não intimidam tanto, como as linhas de comando onipresentes em outras distribuições Linux. Na lista a seguir, você vai conhecer uma série de dicas simples que vão te ajudar a se dar bem no mundo do sistema operacional livre da Canonical, permitindo que você tenha um controle mais profundo sobre as configurações, personalização e comportamento do sistema no geral.
Ubuntu 16.04 terá suporte a pacotes snaps, para facilitar a vida de usuários e desenvolvedores (Foto: Divulgação/Canonical) (Foto: Ubuntu 16.04 terá suporte a pacotes snaps, para facilitar a vida de usuários e desenvolvedores (Foto: Divulgação/Canonical))Confira dicas para melhorar o uso do Ubuntu (Foto: Divulgação/Canonical)
1) Use o AppGrid para encontrar apps
Até o lançamento da versão 16.04, o Ubuntu tinha como loja de aplicativos oficial a Central de Programas. Sempre muito criticada pela lentidão, interface e oferta de apps, essa loja acabou substituída pela Software do GNOME. Outra opção que você pode considerar para usar no seu Ubuntu é o AppGrid.
AppGrid é uma loja de apps alternativa que vale à pena considerar no seu sistema Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)AppGrid é uma loja de apps alternativa que vale à pena considerar no seu sistema Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
No AppGrid, o usuário encontra aplicativos e jogos de diversas origens. É fácil navegar entre as categorias e itens ofertados, além de ser possível ter acesso à avaliação realizada por outros usuários para saber se um programa é bom ou não. Outro motivo importante para considerar o AppGrid é que, ao contrário da Central de Programas, ele consegue registrar corretamente PPAs, coisa que a Central de Programas nem sempre faz direito.
Para instalar, basta baixar o pacote de instalação e executá-lo no Ubuntu. O AppGrid é compatível com o Ubuntu 14.04 e superiores.
2) Como mover o launcher do Ubuntu para a borda inferior da tela
O Ubuntu 16.04 resolveu uma antiga queixa da comunidade de usuários: o sistema passou a permitir que a barra de atalhos da interface Unity seja movida para a parte inferior da tela, adotando um aspecto comum no Windows e no Mac.
Unity Tweak Tool também permite mover o launcher para a parte debaixo da tela (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Unity Tweak Tool também permite mover o launcher para a parte debaixo da tela (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Para fazer isso é bem simples, e há dois métodos: via Terminal, basta entrar o seguinte comando:
gsettings set com.canonical.Unity.Launcher launcher-position Bottom
Isso colocará a barra na parte inferior da tela. Se você quiser movê-la para a esquerda, na posição padrão do Ubuntu, substitua “Bottom” no fim do comando por “Left” – sem as aspas.
É possível usar um comando simples no Terminal para mover o launcher (lançador) do Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)É possível usar um comando simples no Terminal para mover o launcher (lançador) do Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Outro método para realizar essa modificação envolve o Unity Tweak Tool. Basta acessar “Lançador” no aplicativo e selecionar a posição “Bottom” para mandar a barra para a parte inferior da tela.
Qual é a melhor distribuição Linux? Comente no Fórum do TechTudo
3) Usando o Unity Tweak Tool
Aliás, o Unity Tweak Tool (ou Ferramenta de Ajuste do Unity) é uma ferramenta indispensável para quem deseja personalizar bastante o Ubuntu. Esse programa conta com uma série de regulagens profundas, que afetam a aparência e o funcionamento da interface gráfica do sistema operacional.
Ferramenta dá acesso a diversas configurações da interface que ficam escondidas no Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Ferramenta dá acesso a diversas configurações da interface que ficam "escondidas" no Ubuntu (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Para instalar a ferramenta, é só buscar por “Unity Tweak Tool” na Central de Programas. Uma vez instalado, você pode usar o aplicativo para personalizar atalhos com o mouse (mover o cursor para determinado canto mostra o desktop, alterna janelas e etc), usar a ferramenta para forçar o Ubuntu a exibir seu nome na barra superior, ou mover o Launcher para a parte inferior da tela.
4) Como remover o acesso de convidado da tela de login?
Por padrão, o Ubuntu oferece a possibilidade de que um usuário não cadastrado no sistema acesse o computador via sessão de convidado. Se você não quer que essa porta esteja aberta para que estranhos loguem na sua máquina, basta desabilitar o recurso.
Acesso de convidado pode permitir que outras pessoas usem seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesso de convidado pode permitir que outras pessoas usem seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Para fazer isso, abra o Terminal do sistema e use o seguinte comando:
sudo gedit /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/50-ubuntu.conf
Reproduza o comando e a alteração para eliminar o acesso de visitante na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Reproduza o comando e a alteração para eliminar o acesso de visitante na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Um editor de texto será aberto com um arquivo de configuração. Crie uma nova linha e insira o valor: allow-guest=false – certifique-se de que está igual à imagem e salve. Pronto, o Ubuntu não permitirá mais acesso de visitantes a partir da tela de bloqueio.
5) Mude o comportamento de bloqueio do sistema
Nas configurações padrão, o Ubuntu vai bloquear o computador depois de alguns minutos de inatividade, exigindo que você digite sua senha para desbloquear o desktop.
Altere o intervalo de tempo que o Ubuntu usa para bloquear o sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Altere o intervalo de tempo que o Ubuntu usa para bloquear o sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Nas configurações de “Brilho e Bloqueio”, você pode definir quanto tempo o Ubuntu deverá esperar para bloquear a estação de trabalho. Se desejar, também é possível desligar a obrigatoriedade de senha ao retornar.
6) Deixe o PC em dia com o BleachBit
Quem usa o Windows já deve ter usado o CCleaner, aplicativo desenvolvido para limpar o computador e manter o sistema em ordem. O BleachBit é um app para Linux para esse tipo de necessidade. Você pode encontra-lo nas lojas de apps do Ubuntu: Software GNOME (16.04 em diante), Central de Programas e no AppGrid.
BleachBit limpa o sistema para abrir espaço no HD, apagando arquivos inúteis e limpando configurações do sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)BleachBit limpa o sistema para abrir espaço no HD, apagando arquivos inúteis e limpando configurações do sistema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Uma vez instalado, o aplicativo é bem simples de usar: basta determinar as configurações, escolher o tipo de análise e usar o app para limpar arquivos e configurações presentes no disco rígido.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Ergonomia: 5 dicas para dormir bem.



É comum acordarmos com um leve desconforto na região do pescoço ou nas costas, depois de uma noite mal dormida.
Ao longo do dia esse desconforto vai evoluindo para uma sensação de dor e por fim após alguns dias sem saber ao certo o porquê estamos “travados”.
Seja no ambulatório da empresa ou na sala de um médico as queixas são diversas, assim como as hipóteses daquele torcicolo ou aquela lombalgia ficar sem uma etiologia certa.
Pois saibam que o grande vilão pode estar muito mais perto do que você imagina, aliás, o inimigo pode morar ao lado, ou embaixo para ser mais preciso. Sim, o colchão ou a forma como dormimos pode trazer transtornos e incomodar nossas atividades de vida diária seja no lazer ou no trabalho…
Se pararmos para pensar que de 6 a 8h do “nosso dia” passamos dormindo, dessa forma deveríamos dar mais atenção a forma como nos comportamos nesse período.
disco vertebralA biomecânica da coluna vertebral é constituída por 33 ossos (podemos encontrar divergência nesse número na literatura se considerarmos o osso sacro e o cóccix como um osso fundido), entre esses ossos sobrepostos temos discos vertebrais, com formato helicoidal (em forma de 8) tendo o núcleo pulposo como uma espécie de gelatina e um anel cartilaginoso com várias camadas como se fosse uma cebola. 
Na vista frontal vemos uma reta, mas se observarmos a vista lateral a coluna apresenta curvaturas. Na Região do pescoço para dentro, na região do tórax para fora e mais embaixo na lombar para dentro novamente, veja a imagem abaixo.
coluna vertebral ergonomia ergotriade
Essas  curvaturas funcionam como um sistema de “molas”, permitindo duas características incríveis a essa estrutura, ser rígida e flexível ao mesmo tempo.
coluna como mola ergonomia ergotriade

Se não respeitamos essas características os resultados podem ser desde um desequilíbrio muscular, até uma evolução para desvios posturais mais importantes, o que pode levar a dor ou até problemas mais graves como hiperlordose, hipercifose, lombalgias etc.
Abaixo dicas para você ter uma noite agradável e tranqüila:

1. Procure dormir de lado ou de barriga para cima, dessa forma você respeita as curvaturas da sua coluna. A pior posição é a de barriga para baixo;
Posição para dormir ergonomia ergotriade
2. Se dormir de lado utilize um travesseiro mais alto se for de barriga para cima um travesseiro mais baixo;
travesseiro ergonomia ergotriade
3. Coloque um travesseiro ou almofada entre as pernas isso ajuda a manter o alinhamento da coluna;
4. Escolha um colchão conforme seu peso, veja a matriz que mostra a densidade ideal. Ex.: eu tenho 2m e 130kg a densidade do meu colchão é de D40 uma pessoa com 1,60 e 50 kg seria D23. A regra com casais é respeitar o mais pesado. Apesar de hoje em dia termos colchões com tecnologia de molas ensacadas e tudo mais;
5. Prefira colchões com espuma semi rígida ao invés dos extremos, ortopédico ou muito mole.
escolha do colchão ergonomia ergotriade
E na hora de levantar, não dê trancos na sua coluna, aponte o ombro para o lado oposto enquanto você senta na cama.


quarta-feira, 15 de junho de 2016

Tabela de Preços de Serviços de Informática



Tabela de Preços de Serviços de Informática

SERVIÇOS
PREÇO (Usuário Particular)
PREÇO (Mensalistas)
Instalação ou Reinstalação do Sistema e Configuração Geral  (Formatar)
80,00
20,00
Configuração de Micro em Rede (Ponto)
40,00
10,00
Configuração de Impressora
40,00
10,00
Configuração de Placa de Rede
40,00
10,00
Remoção de Vírus
60,00
20,00
Roteamento de Modem
80,00
20,00
Configuração de Modem (Linha Discada)
30,00
10,00
Configuração Scanner
30,00
10,00
Configuração WebCam
40,00
10,00
Salvar Dados de HD em CD-Rom ou Pendrive
50,00
10,00
Configuração Velox
40,00
10,00
Verificação de problemas em CPU (Diagnosticado problema) - Laboratório *
30,00
GRÁTIS
Verificação de problemas em CPU (Diagnosticado problema) - Local *
40,00
10,00
Limpeza e ajuste de impressora (HP Jato de Tinta e Matriciais em Geral)
40,00
10,00
Manutenção Monitor
-
-
Configuração de Gravador de CD e Instalação de Programas para Gravação
40,00
10,00
Configuração placa de som, vídeo, modem, usb   e rede
40,00
10,00
Instalação do Pacote Office
40,00
40,00
Instalação de Programa  ou aplicativos
40,00
10,00
Instalação de Memória, Drive disquete, CD, DVD, Fonte de Alimentação etc.
15,00
GRÁTIS
Hora  Técnica (Hardware / Software)
40,00
20,00
Diária Técnica
250,00
80,00
Visita Técnica 1º Hora (incluindo tempo de deslocamento para regiões até 50Km sem pedágios)
70,00
50,00
Hora Excedente de Visita Técnica e/ou Deslocamento
20,00
20,00
Contrato de Manutenção
à partir de 60,00
à partir de 60,00
Aula de Treinamento (valor hora)*
15,00 (Pedra de  Guaratiba)
15,00 (Pedra de  Guaratiba)
Manutenção Remota (discada ou Velox)
0,83 (minuto)
GRÁTIS
Gravação de CD e DVD
5,00
5,00
Cópia de CD ou DVD
5,00
5,00
Restauração de Dados Apagados
120,00
60,00
Montagem de CPU ou Upgrade
80,00
40,00
Instalação de Programas ou Jogos (cada)
20,00
10,00
Instalação de REDE com Fio (Por Máquina)
50,00
20,00
Instalação de REDE sem Fio (Por Máquina)
60,00
60,00
Retorno por erro de usuário
20,00
20,00

Fonte: http://www.info-rio.com/tabela_de_precos.html