terça-feira, 13 de setembro de 2016

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Virus - Origem, história e prejuizo



Tudo sobre vírus: origem, história e prejuízos

A internet revolucionou o mundo e hoje não é mais possível viver sem ela. Mas a grande rede tem vilões que tiram o sono de muita gente: os vírus. Eles evoluíram desde suas origens, a níveis de sofisticação e de destruição. Os vírus também adaptaram seus objetivos e sua capacidade de infectar de forma perfeita os computadores.
O vírus mais antigo que se tem conhecimento vem de 1971, mas chegou a ser generalizado durante os anos 1980, quando os computadores pessoais se tornaram acessíveis nos países mais desenvolvidos. A popularização das máquinas pessoais permitiu que os vírus se propagassem muito mais rápido, particularmente tendo a vantagem daqueles que não sabiam muito a respeito da nova tecnologia.
O primeiro grande passo de vírus baseado na internet foram os que se propagam através de e-mails. O modo mais presente de infecção não mudou quase nada ao que é utilizado hoje, onde um documento infectado, um DOC, por exemplo, é anexado a uma mensagem que tem forte apelo para que seja baixado. Uma vez que o usuário faça o download, o vírus usa o computador infectado para replicar e estender-se o máximo possível. No ano 2000, os vírus como Melissa e ILOVEYOU causaram estragos importantes usando este método.
O surgimento de worms, uma forma de malware ou software infectado que é propagado através de redes da internet, foi o passo seguinte no desenvolvimento de vírus. Usando os buracos em sistemas operacionais ou softwares, os worms exploram estas debilidades e se replicam movimentando-se de máquina para máquina através da rede. Criam uma porta traseira em qualquer computador que encontram no seu caminho, permitindo que mais softwares prejudiciais entrem no computador depois.
Desse modo, até parece que os worms são incontroláveis, mas saiba que as defesas contra eles melhoraram nos últimos anos já que os antivírus se tornaram mais sofisticados.
Mas, antes de você conhecer os vírus que assustam o mundo da informática, é preciso destacar a forma de cada um deles.
 
 
 
 
Adware
Adware é qualquer programa que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios (ad = anúncio, software = programa) sem a permissão do usuário.
Backdoor (Porta dos Fundos)
Backdoor é um recurso utilizado por diversos malwares para garantir acesso remoto ao sistema ou à rede infectada, explorando falhas críticas não documentadas existentes em programas instalados, softwares desatualizados e do firewall para abrir portas do roteador.
Browser Hijacker (sequestro do navegador)
Browser Hijacker é um tipo de vírus que tem por objetivo a alteração das principais configurações do navegador. Quando instalado, altera a homepage e os mecanismos de busca. Exibem anúncios em sites legítimos e redirecionam a vítima para sites maliciosos que podem conter exploits ou outras pragas digitais.
Cavalo de Troia (Trojan Horse)
Conhecidos por normalmente responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais, os Cavalos de Troia têm como objetivo manter-se ocultos enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Podendo vir em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, se aproveitam de vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no computador.
Rogue Security Software
Rogueware é um vampiro que busca sugar suas informações confidenciais para roubar dinheiro. Estes softwares maliciosos se passam por programas de segurança (como antivírus ou antispywares) e de otimização, e são abertos sem a interferência do usuário, exibindo resultados de uma varredura por vírus, que mostram a detecção de diversas infecções – que na verdade não existem, ou de diversas otimizações disponíveis para “turbinar” o computador.
Rootkit
Rootkit são trojans que utilizam métodos avançados de programação para serem instalados em camadas profundas ou não documentadas do sistema operacional.  Seus aspectos mais devastadores são sua capacidade de se autorrecuperar, reinstalando-se mesmo após limpeza do computador e sua rápida disseminação.
Spyware
Os spywares são programas espiões utilizados para captar informações sobre os costumes dos usuários na internet, com o propósito de distribuir propaganda “customizada”.
Time Bomb
Time Bomb é um malware de contagem regressiva. Uma ameaça programada para ser executada em um determinado momento no sistema operacional, causando-lhe danos.
Worm (verme)
Os worms podem se autorreplicar sem a necessidade de infectar arquivos legítimos, criando cópias funcionais de si mesmos. Essas características permitem que os worms se espalhem por redes de computadores e drives USB. Também podem ser distribuídos por mensagens de e-mail, criando anexos maliciosos e os enviando para as listas de contato da conta invadida.
Greyware
Semelhante ao malware, situa-se na chamada zona cinzenta, entre o software normal e um vírus, causando mais irritação que problemas, como programas de piada e adware.Greyware refere-se a uma ampla gama de programas que são instalados sem o consentimento do usuário e rodam em seus computadores.
Joke Program
Joke programs são programas ou códigos criados para causar danos temporários ao sistema operacional, como travamentos e mudanças inesperadas de comportamento. Os códigos dessa categoria não causam nenhum dano real ao computador.
 
Keylogger
Os keyloggers são programas de computador capazes de monitorar, armazenar e enviar todas as teclas digitadas pela vítima para um cracker. Atualmente, os keyloggers são incorporados em outros códigos maliciosos como trojans, para o roubo de logins ou dados bancários.
Macros
Os Macros são uma série de comandos automatizados que podem ser configurados em softwares como Word e Excel. Dessa forma, muitos documentos com instruções maliciosas podem ser criados, infectando outros arquivos ou executando ações prejudiciais toda vez que eles forem executados. Em sua grande maioria, a ação é realizada ao abrir ou fechar um documento dessa extensão.
Ransonware
Os Ransomwares são códigos maliciosos que sequestram arquivos ou todo o sistema da vítima por meio de técnicas de criptografia. Após o “sequestro”, o malware exibe mensagens exigindo o depósito de uma quantia em dinheiro, ou a compra de um determinado produto, prometendo o envio de senha que irá liberar os arquivos. Porém, mesmo após o pagamento, a vítima não recebe senha alguma.
Trojan Banking
É o trojan caracterizado pelo roubo de dados bancários, de sites de compras, redes sociais e servidores de e-mail. As técnicas são as mesmas de um trojan comum, sendo distribuído como um programa ou arquivo legítimo, em sites infectados ou mensagens de e-mail.
Vírus Stealth
Vírus Stealth são malwares que utilizam técnicas de programação para evitar a detecção por ferramentas de segurança. A maioria utiliza métodos de criptografia, embaralhando o código para que o antivírus não o reconheça como malicioso.
Ficha técnica dos vírus mais destrutivos da história
Considerados os maiores vilões da história da informática, ao longo do tempo os vírus foram sofrendo mutações e se tornaram cada vez mais agressivos e temidos pelos usuários de computador.
Os vírus começaram a ser difundidos por motivos diversos, principalmente pelo aumento do número de usuários de PCs e o interesse em baixar novos jogos a partir de programas de autorreplicação. Neste cenário, é que dois irmãos criaram o primeiro vírus de computador. O vírus de boot que infectava o setor de inicialização do disco rígido e sua propagação era feita por meio de disquete.
 
  

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Conceito do Pacote do Office



O Pacote Office é um grupo de softwares criados principalmente para auxiliar o trabalho nos escritórios, mas acabaram sendo introduzidos nos trabalhos escolares e nas residências de milhares de pessoas em todo o mundo. É muito difícil encontrar atualmente uma pessoa que nunca tenha trabalhado com esse produto da empresa Microsoft. 
A empresa Microsoft foi fundada em 1975 pelos amigos Paul Allen e Bill Gates. Inicialmente a ideia era criar um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800, da empresa IBM. O sistema operacional Windows 1.0 começou a ser comercializado apenas em 1985. Dois anos depois foi lançado o Windows 2.0 e compraram o Power Point e o Excel.
A principal função da versão 2007 do pacote foi a redução de botões e tarefas que muitas vezes nem eram utilizadas pelos usuários. Ou seja, agora o usuário precisa de menos cliques para executar uma função. O Office 2007 possui 14 aplicações, mas as principais ferramentas do Microsoft Office 2007 são:
Microsoft Office Word 2007;
Microsoft Office Excel 2007;
Microsoft Office Power Point 2007;
Microsoft Office Outlook 2007.
Word 2007
logo wordO word é um processador de textos mais usado no mundo. Nessa versão aparece o botão Office que mostra os arquivos que foram abertos recentemente e outras funções.

Funções do botão Office
Novo: Com ele você abre um novo documento, mas também pode realizar esse processo com o atalho Ctrl + N.
Imprimir: com esse botão você abre a janela de impressão em que pode escolher as propriedades da impressão, número de cópias, dentre outros.
Preparar: mostra uma lista de coisas para serem aplicadas no documento como restrição para leitura, compatibilidade de arquivos, impressão, cópia, etc.
Enviar: essa opção mostra o envio do documento por e-mail ou fax.
Publicar: dá a opção de publicar o documento de maneira distinta.
Fechar: fecha o trabalho.
Opções do Word: permite a mudança de opções do programa como idioma, teclas de atalho, configurações de salvamento manual, modificação do esquema de cores, etc.
Sair do Word: fecha o programa e encerra o trabalho.
Salvar Documentos no Word 2007
Ao salvar um documento você tem a opção de acessá-lo depois em seu computador. Salve um documento no Word 2007 clicando no botão Office e escolhendo a opção Salvar Como. É importante ressaltar que essa versão salva o documento como .docx e não como o .doc das versões anteriores. Porém, caso seja necessário, você também pode optar por salvá-lo como .doc no momento de salvar.
Salvar Como: você usa essa opção para salvar um arquivo pela primeira vez.
Salvar: quando o documento já foi salvo alguma vez e foi feita outra alteração em que é necessário salvar novamente.
Dica: Você também pode usar o Ctrl + B e irá aparecer a tela em que você coloca as opções de salvamento como local e nome do arquivo.
Operações no Word
Selecionar o Texto
Selecione um texto com o cursor do mouse antes da primeira palavra do texto. Arraste o mouse até selecionar toda a área desejada.
Copiar o Texto
Quando é preciso copiar um trecho de um texto no intuito de colá-lo em outra parte do documento. Você pode clicar com um botão direito do mouse e a opção copiar ou usar o atalho Ctrl + C.
Colar o Texto
Colar o texto selecionado em outra área para ser colado no local desejado. Nesse caso também você pode clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção colar ou utilizar o atalho Ctrl + V.
Abrir um Documento
Você pode clicar no botão Office e escolher a opção abrir ou usar o atalho Ctrl + A. Após realizar um dos processos será aberta uma tela para que você procure o arquivo salvo.
Ortografia e Gramática
Para corrigir erros ortográficos você pode utilizar a verificação de ortografia do Word 2007. Aparece um risco vermelho quando a palavra digitada não existe no dicionário e um risco verde quando há espaçamento errado, erro de conjugação,acentuação gráfica, erros ortográficos, etc.
Cabeçalho e Rodapé
Os cabeçalhos e rodapés são duas áreas que se repetem em todo o documento para compartilhar uma informação necessária. Acesse o menu exibir e escolha a opção CABEÇALHO E RODAPÉ.
Números Automáticos nas Páginas
Você pode inserir uma numeração de forma automática nas páginas usando o menu Inserir/Número de Páginas. Você pode escolher se esses números irão aparecer no cabeçalho ou rodapé da página. Você também pode optar pela localização à esquerda, centralizada ou à direita.
Inserir Hyperlink
Com essa opção é possível criar link para uma página da internet, para um programa ou e-mail de seu documento word. Selecione a palavra desejada, clique na opção Inserir e em seguida clique em Hiperlink.
Inserir Tabelas
Uma tabela é composta por células e linhas para inserir informações relevantes e dados. Para inserir uma tabela no Word 2007 você deve clicar na barra de ferramentas Inserir e em seguida clicar no botão Tabela. Escolha o número desejado de linhas e colunas.
Inserir Linhas na Tabela: Muitas vezes é necessário inserir ou retirar linhas de uma tabela. Para realizar esse processo você deve usar a ferramenta layout, que se encontra no submenu Ferramentas da Tabela.
Inserir Colunas na Tabela: Acesse a barra de ferramentas layout e em seguida use as Ferramentas da Tabela. Faça isso também quando quiser excluir alguma coluna.
Formatação por Estilos
Essa opção é usada quando você quiser colocar um estilo nos títulos, subtítulos e no texto principal. Eles seguem um padrão com cores, fontes e tamanhos estabelecidos. Para inseri-lo você deve selecionar o texto e clicar em uma das opções de estilo na barra de ferramentas Início.
Tabulação
A tabulação é utilizada para dar orientação quando o cursor é deslocado. As marcas de tabulação são usadas utilizando a tecla TAB e representadas por símbolos. É preciso usar a régua e caso ela não apareça use o menu Exibição e clique na opção Régua.
Atalhos do Word 2007
Comando
Atalho no Word
Comando
Atalho no Word
 Novo
 CTRL + Z
 Abrir
 CTRL + X
 Salvar
 CTRL + B
 Imprimir
 CTRL + P
 Fechar
 CTRL + W ou CTRL F4
 Sair do Programa
 ALT + F4
 Desfazer
 CTRL + Z
 Recortar
 CTRL + X
 Copiar
 CTRL + C
 Colar
 CTRL + V
 Colar Especial
 CTRL + Shift + V
 Selecionar Tudo
 CTRL + T
 Localizar
 CTRL + L
 Negrito
 CTRL + N
 Itálico
 CTRL + I
 Sublinhado
 CTRL + S
 Alinhar à Esquerda
 CTRL + Q
 Centralizar
 CTRL + E
 Alinhar à Direita
 CTRL + G
 Justificar
 CTRL + J
 Visualizar Impressão
 CTRL + ALT + I ou CTRL + F2
 Refazer
 CTRL + R
 Aumentar Recuo
 CTRL + H e CTRL + M
 Diminuir Recuo
 CTRL + Shift + M
 Formatar a Fonte
 CTRL + D
 Exibir e Ocultar Parágrafo
 CTRL + Shift + 8
 Ortografia e Gramática
 F7
 Ir Para
 CTRL + Y
 Localizar e Substituir
 CTRL + U
 Fechar Arquivo
 CTRL + W
 Inserir Hiperlink
 CTRL + K
 Alternar Espaçamento
 CTRL + 0
 Espaçamento Simples
 CTRL + 1
 Espaçamento Duplo
 CTRL + 2
 Espaçamento de 1,5
 CTRL + 5
 Diminuir a Fonte em 1 ponto
 CTRL + [
 Aumentar a Fonte em 1 ponto
 CTRL + ]
 Diminuir Fonte em Pulos
 Ctrl + Shift + <
 Aumentar Fonte em Pulos
 Ctrl + Shift + >
 Alternar entre maiúscula e minúscula
 Shift + F7
 Inserir Autotexto
 F3
 Aciona a Barra de Menu
 F10
 Salvar Como
 F12
 Cancelar Operação
 Esc
Excel 2007
logo excelO Excel 2007 é um dos programas do Microsoft Office. Com ele você é capaz de criar planilhas, gráficos e banco de dados. Muitas mudanças ocorreram entre a versão de 2003 para 2007.
Botão Office: Nesse botão você pode utilizar várias funções como criar um novo documento, abrir um documento do excel, salvar seu arquivo, salvar como, imprimi, etc.
Menus do Excel 2007
Esse programa possui menus básicos com agrupamentos semelhantes. Grande parte dos comandos são encontrados nesses menus.
Menu Início;
Menu Inserir;
Menu Layout da Página;
Menu Fórmulas;
Menu Dados;
Menu Revisão;
Menu Exibição.
Componentes do Excel
Pasta de Trabalho: Qualquer arquivo criado no Excel.
Planilha: Fase do Excel em que será feita a execução do trabalho. Cada planilha nova possui três planilhas.
Coluna: Cada planilha apresenta colunas em ordem alfabética que vão do A até XFD. Ou seja, são 16.384 colunas.
Linha: As linhas das planilhas são representadas por números.
Célula: É o cruzamento de uma linha com uma coluna e nela são inseridas as informações necessárias de seu documento.
Estrutura Básica do Excel
Botão Office
Agrupa os principais botões relacionados a edição, impressão e publicação dos arquivos. As opções apresentadas são: Abrir, Novo, Salvar, Salvar Como, Abrir do Office Live, Salvar no Office Live, Imprimir, Preparar, Enviar, Publicar e Fechar.
Barra de Acesso Rápido
Os recursos mais utilizados podem ser inseridos nessa barra do Excel. Para selecionar os botões desejados clique com o botão direito do mouse e faça a seleção.
Barra de Títulos
Mostra o nome do arquivo aberto.
Guias
Apresentam opções que ajudam na utilização das planilhas do Excel. As guias são: Início, Inserir, Layout de Página, Fórmulas, Dados, Revisão, Exibição e Desenvolvedor.
Barra de Fórmulas
Essa barra mostra o conteúdo de uma célula quando está é selecionada.
Barra de Status
A barra de status é usada para apresentar informações como modo de trabalho. Caso você queria selecionar outra opção para aparecer nessa barra clique com o botão direito do mouse e faça sua escolha.
Funções do Excel
Com o Excel você pode executar cálculos e inserir informações pertinentes. Qualquer fórmula deve ter o sinal de = (igual) para que o programa aceite. Essa versão do programa tem mais de 300 funções. As principais são: multiplicação, divisão, adição, subtração, potenciação e porcentagem.
Mesclar Células
Muitas vezes é necessário mesclar células para que aquele o conteúdo caiba em apenas uma célula ou quando uma informação é importante em diversas colunas. Para realizar esse processo selecione as células desejadas, vá na guia Início – Galeria Alinhamento e clique no botão Mesclar e Centralizar. O botão para centralizar oferece outras opções de mesclagem.
Função Soma
Com essa função é possível somar os valores encontrados nas células selecionadas.
Ex: =SOMA(A1:G1) – Inserir dois pontos significa ATÉ.
Para fazer esse processo você também pode usar o Botão da Autosoma selecionando as células que deseja somar, clicando na guia Início – Galeria Edição – Botão Autosoma.
Ex: =SOMA (B1:B7) – Ao clicar no botão autosoma selecionando essas células a fórmula irá aparecer na célula após a última selecionada, ou seja, B8. Se você selecionar uma linha o resultado aparecerá a direita da seleção. Porém se for selecionada uma coluna o resultado aparece abaixo da seleção.
Para somar vários valores em uma planilha é necessário digitar as células manualmente.
Ex: Nesse exemplo são três colunas com valores distintos e na linha A6 foi digitado =SOMA e aberto um parênteses. Em seguida segure a tecla SHIFT e selecione os valores feche o parênteses e aperte enter. O resultado será a soma desses valores.
função soma excel
Uma planilha de Excel também oferece a opção de somar intervalo de valores.
Ex:
exemplo função soma
Função Subtração
Para realizar uma operação de subtração no Excel é preciso indicar os valores um a um.
Ex:
função subtração
Função Multiplicação
Essa função realiza o processo de multiplicar valores de uma faixa de valores ou matriz de dados. Os argumentos são separados por ponto e vírgula (;).
Função Divisão
Para dividir um valor no Excel você deve indicar as células usando o seguinte símbolo (/). Ex: O aluguel de um apartamento é R$ 563,00 e será dividido por seis pessoas para saber quanto cada um tem que pagar.  
Exemplo divisão Excel:
exemplo divisão
resultado função divisão

Porcentagem
O uso da porcentagem no Excel se dá no intuito de comparar e avaliar resultados. Nesse programa o cálculo é feito com a multiplicação do valor pela porcentagem desejada. No entando você só consegue realizar duas operações a multiplicação e a divisão.
exemplo porcentagem
Função Máximo
Tendo uma faixa de valores ou uma matriz de dados essa função mostra o maior valor lançado.
Ex: =MÁXIMO(A1:F6)
Função Mínimo
Tendo uma faixa de valores ou uma matriz de dados essa função mostra o menor valor lançado.
Ex: =MÍNIMO(A1:F6)
Elaboração de Tabelas e Gráficos
É possível inserir um gráfico em uma planilha do Excel para representar um conjunto de números. Os gráficos ficaram mais editáveis, mas o layout não é muito diferente da versão anterior. Com todos os dados abra a guia Inserir e escolha uma das opções de gráfico, que nesse caso são 11 tipos. Você pode optar por clicar na opção Todos os Tipos de Gráfico.
Se você escolheu um gráfico e deseja alterar o tipo você pode clicar na guia Design e depois em Alterar Tipo de Gráfico. No Design você poderá usar outras ferramentas para ajustar seu gráfico.
Alças de Preenchimento
Essas alças são pequenos quadrados encontrados no canto inferior de uma célula ativa. Quando são arrastadas para cima, baixo, direita e esquerda ela preenche as outras células que você selecionou.
Células de Texto: Colocando a palavra “concurso” em uma das células e arrastando com a alça de preenchimento aquele nome se repetirá.
Células com Texto e Número: Quando uma célula possui um texto e um número, as outras células, ao usarem as alças de preenchimento, terão números consecutivos. Ex: Concursos 1, Concursos 2, Concursos 3. No entanto, caso ela seja arrastada para a esquerda ou para cima esse valor será decrescente.
Listas Conhecidas: São os dias da semana e meses, por exemplo. Se você inserir i mês de julho na primeira planilha e arrastar com a alça para baixo o Excel irá criar nas outras células a sequência dos meses com Fevereiro, Março e Abril, etc.
Números: Você pode fazer uma progressão aritmética usando a alça de preenchimento usando dois valores em células diferentes, selecionando-as e arrastando as alças de preenchimento na direção em que as células estão relacionadas. Quando apenas um único número é colocado na célula e ele sendo arrastado irá repetir o mesmo várias vezes.
Data e Hora: Se você digitar em uma célula um hora como 17:15, ao usar a alça arrastando parabaixo o programa repetirá a hora da seguinte forma: 18:15, 19:15, 20:15...O mesmo acontece com as datas inseridas nas células.
Operações Básicas do Excel
As planilhas do Excel são usadas para realizar cálculos e operações matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação. Para qualquer comando em uma célula do programa é necessário colocar o símbolo = antes dos comandos.
Soma: soma todas as células incluídas no parênteses. Ex: =SOMA (Células) =SOMA (A1;A10)
Média: Fazem Média Aritmética nas células citadas. Ex: =MÉDIA (Células) =Média (C1;C2;C3)
Máximo: Apresenta o maior valor encontrado nas células indicadas. Ex: =MÁXIMO (Células) =MÁXIMO (A10:A20)
Mínimo: Demonstra o menor valor encontrado nas células descritas. Ex: =MÍNIMO (Células) =MÍNIMO (B1:B100)
CONT.SE: mostra a quantidade de vezes que um termo aparece entre um intervalo de células. Ex: =CONT.SE (Intervalo;Critério) =CONT.SE(G1:G12;''promoção”)
SE: Faz uma comparação entre valores para dar uma resposta na célula. Ex: =SE (Teste;ValorV;ValorF) =SE (A1<5; “Reprovado”; “Aprovado”)
Atalhos do Excel 2007
Comando
Atalho no Excel
Comando
Atalho no Excel
 Formatação das Células
 CTRL + !
 Ocultar Linhas Selecionadas
 CTRL + (
 Reexibir linhas ocultadas
 CTRL + Shift + ( - Obs: Selecione a célula anterior e posterior a linha que foi ocultada.
 Ocultar Colunas Selecionadas
 CTRL + ) e para reexibi-las use os atalhos CTRL + Shift + ).
 Inserir o símbolo R$
 CTRL + Shift + R$
 Seleção de dados ao redor de uma Célula Ativa
 CTRL + Shift + Asterisco
 Para inserir células, linhas e colunas
 CTRL + Sinal de Adição (+)
 Para excluir células, linhas e colunas
 CTRL + Sinal de Subtração (-)
 Preencher o mesmo valor em todas as células selecionadas
 CTRL + D
 Preencher o mesmo valor em todas as colunas selecionadas
 CTRL + R
 Copiar valores sem alterar a formatação
 CTRL + Alt +V
 Alterar a planilha de seu documento
 CTRL + Page Down
 Mudar para a planilha anterior
 CTRL + Page UP
 Inserir Planilhas no Arquivo
 ALT + Shift + F1
 Mover o cursos para última célula preenchida
 CTRL + Setas de Direção
 Seleção de uma Coluna Inteira
 CTRL + Barra de Espaço
 Seleção de uma Linha Inteira
 Shift + Barra de Espaço
 Abrir um Arquivo no Computador ou Unidade de Armazenamento
 CTRL + A
 Abrir Caixa Colar Especial
 CTRL + Alt + V
 Inserir Comentário na Célula
 Shift + F2
 Inserir Função
 Shift + F3
 Inserir Nova Planilha na Atual Pasta
 Shift + F11
 Minimizar Planilha
 CTRL + F9
 Salvar Documento
 CTRL + B
 Exibir o Menu de Atalho
 Shift + F10
 Imprimir
 CTRL + P
 Desfazer
 CTRL + Z
 Aplicar e Remover Negrito
 CTRL + 2 OU CTRL + N
 Formatar Células
 CTRL + 1
 Selecionar Todas as Células
 CTRL + T
 Ortografia
 F7
 Substituir Texto
 CTRL + U
 Encerrar Programa
 Alt + F4
 Fechar Janela
 CTRL + F4
Power Point 2007
logo Power PointO Power Point é um dos programas do Pacote Office e usado para criar e apresentar slides. Inicialmente o programa apresenta o botão Office, a barra de ferramentas para acesso rápido, a barra de título, os botões de comando da janela, a faixa de opções, o painel de anotações, a barra de status e o zoom.
Criar Apresentações no Power Point
Para a criação de uma apresentação de slides no Power Point clique no Botão Office e escolha a opção Novo. Depois você poderá escolher como será feita a apresentação e ele dá as seguintes opções: Em branco, Modelos Instalados, Meus Modelos, Novo com base em documento existente ou Modelos do Microsoft Online e em seguida clique no botão criar.
Comando
Atalho no Power Point
Comando
Atalho no Power Point
Alterar Fonte
CTRL + Shift + F
Imprimir
CTRL + P
Mudar Tamanho da Fonte
CTRL + Shift + P
Mover um Parágrafo Acima
CTRL + Seta para Cima
Localizar
CTRL + F
Mover um Parágrafo Abaixo
CTRL + Seta para Baixo
Iniciar Apresentação dos Slides
F5
Verificar Ortográfica
F7
Alternar entre Janelas Abertas
CTRL + F6
Substituir
CTRL + O
Abrir um documento
CTRL + A
Centralizar Texto Selecionado
CTRL + E
r para determinado Slide usando a numeração
Número + Enter
Justificar Texto Selecionado
CTRL + J
Finalizar Apresentação
Esc
Alinhar Texto à Esquerda
CTRL + Q
Ocultar Ponteiro e Botão de Navegação
CTRL + S
Alinhar Texto à Direita
CTRL + G
Microsoft Outlook 2007
logo outlookO Outlook é um programa da Microsoft que auxilia na organização e gerenciamento de compromissos, mensagens e tarefas. Com ele é possível escrever lembretes, enviar e-mails, anotar seus contatos e organizar tarefas. A tela principal apresenta as opções de Calendário, Contatos, Tarefas e e-mail.
Preferencialmente a primeira opção de trabalho apresentada é o e-mail referente a data da visualização. Quando você seleciona uma determinada mensagem o conteúdo da mesma aparece ao lado. O calendário também é outro recurso do Outlook 2007 e nele você tem a possibilidade de agendar compromissos. Eles podem ser visualizados por dia, semana ou mês.
Você também pode usar o programa para salvar seus contatos físicos e jurídicos e manter dados como e-mail, telefone e endereço. Você pode escolher como eles serão visualizados no modo contato. Já o modo tarefa você pode inserir suas tarefas colocando dados como hora e local. Com esse modo de trabalho você terá as opções de escolher vários modos de exibição. Escolhendo o tipo aparecerá uma Lista de Tarefas Pendentes e nela haverá dados como a data de término, a porcentagem para a conclusão ou se ela já se encontra concluída.
O programa também tem as Anotações em que você faz uso de pequenos “bilhetinhos” usados como lembretes de tarefas. O Outlook também tem um modo chamado Diário com registro de atividades.
Configurar uma Conta no Outlook
Para enviar e receber e-mails é importante configurar o programa para tal procedimento. Acesse o menu Ferramentas e escolha Configurações. Clique no botão Novo e haverão algumas etapas para ajudar nessa configuração. Uma das atividades nessa etapa é escolher qual servidor de e-mail será usado para enviar e receber mensagens.
POP3: Recebe as mensagens de e-mail encaminhadas para você;
IMAP: Recebe as mensagens enviadas para você e deixa uma cópia no servidor;
SMTP: Usado para encaminhar mensagens.